Colonização, destruição e ressentimento: o medo europeu das civilizações avançadas

 

Civilizações poderosas antes da chegada europeia

Antes da colonização, o mundo extra europeu abrigava sistemas sociais e técnicos altamente sofisticados:

  • O Império Mali (África Ocidental) tinha universidades como Timbuktu, onde milhares de manuscritos circulavam, abordando matemática, astronomia e filosofia.
  • O Império Inca possuía uma engenharia hidráulica e agrícola que até hoje surpreende os cientistas.
  • Os astecas e maias desenvolveram complexos calendários astronômicos e cidades como Tenochtitlán (hoje Cidade do México), maiores e mais limpas que qualquer cidade europeia à época.
  • A Índia Mogol era um centro de ciência, literatura e arquitetura, com sistemas de irrigação e construção que superavam os da Europa.
  • A China da dinastia Ming possuía uma marinha que, antes de 1500, já explorava o Índico com embarcações maiores e mais seguras que as caravelas portuguesas.

Ou seja, a ideia de que o Ocidente "levou a civilização ao resto do mundo" é um mito forjado para justificar a barbárie colonial.

 

 A destruição como método de dominação

Ao deparar-se com esses povos, a Europa não procurou aprender ou dialogar. Em vez disso, optou por:

  • Queimar bibliotecas, como as de Timbuktu ou dos povos maias, destruindo arquivos históricos inteiros.
  • Impor línguas e religiões, proibindo práticas culturais locais e destruindo cosmologias.
  • Matar ou escravizar elites intelectuais e científicas locais, desorganizando a transmissão de conhecimento.
  • Reestruturar os sistemas produtivos apenas para extrair riqueza (como no Haiti, Congo ou Brasil).
  • Apagar o passado das civilizações dominadas, reduzindo suas histórias à ideia de “selvageria” e “atraso”.

Esse processo não foi somente movido por ganância, mas também por medo da superioridade dos povos dominados. A Europa via nessas civilizações um espelho do que não era — e, por isso, as destruiu.

 

Racismo, ressentimento e superioridade inventada

O projeto colonial europeu foi sustentado por uma ideologia racial que precisava inferiorizar o outro para justificar sua exploração. Essa ideologia não era só fruto de arrogância — mas de um ressentimento histórico e de um medo existencial: se essas civilizações eram tão avançadas, que lugar restava à Europa como centro do mundo?

Autores como Frantz Fanon, Edward Said e Achille Mbembe mostraram que o racismo colonial não é apenas preconceito: é uma estratégia de controle que começa com o epistemicídio — a destruição dos modos de conhecer, viver e pensar do outro.

A branquitude imperial, ao não suportar a existência de povos que prosperavam fora de sua lógica, reagiu com ódio e desejo de aniquilação simbólica e física.

 

 O papel do capitalismo e da modernidade

Além da dimensão simbólica, a colonização foi o motor do capitalismo moderno. A destruição das civilizações dominadas permitiu:

  • A extração violenta de recursos (ouro, prata, algodão, açúcar, petróleo).
  • A escravização de povos inteiros, especialmente africanos, para alimentar o sistema.
  • A transformação do mundo em uma periferia ao redor da Europa.

A modernidade, tão celebrada como símbolo do progresso ocidental, só foi possível graças ao sangue, à morte e ao roubo das outras civilizações. Como dizia Walter Rodney, “a Europa se desenvolveu ao subdesenvolver a África”.

 

 Conclusão: a história que não nos contaram

A destruição das civilizações não europeias foi intencional, sistemática e guiada não apenas por interesse econômico, mas por um ódio colonial alimentado pela recusa de reconhecer a humanidade, a grandeza e a autonomia dos povos conquistados.

Ainda hoje, o mundo vive sob os escombros desse passado: a pobreza estrutural, os conflitos, o racismo, a subordinação cultural — tudo isso é herança viva da colonização.

Descolonizar não é apenas um ato simbólico. É recuperar as memórias destruídas, reconstruir as epistemologias soterradas e devolver aos povos o direito de imaginar o futuro por conta própria.

 

 Referências sugeridas

  • Frantz Fanon – Os condenados da terra
  • Walter Rodney – Como a Europa subdesenvolveu a África
  • Achille Mbembe – Crítica da razão negra
  • Edward Said – Orientalismo
  • Ngũgĩ wa Thiong'o – Descolonizar a mente
  • Kehinde Andrews – A nova era do império
  • Boaventura de Sousa Santos – Epistemologias do Sul

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O elétron é a Matrix da realidade? Uma pergunta entre a física, o mito e o desejo de sentido

Saudade que Amanhece

A viagem proibida: quando o corpo feminino se torna território vigiado