“Encantado com Silva: quando a música respira junto da gente”

 

Ainda estou com a alma dançando.
Fui hoje ao show Encantado, do Silva, no Shopping RioMar Fortaleza, e é difícil escrever com objetividade quando a gente ainda está com o coração em estado de suspensão. Mas vou tentar. Porque algumas noites não podem passar em branco — precisam ser ditas, lembradas, tatuadas na linguagem.

Silva entrou no palco como quem já conhece o mistério do encanto: sem pressa, sem exagero, com aquela delicadeza que parece simples, mas é pura arquitetura de afeto. A voz limpa, luminosa. O corpo leve. E a presença — ah, a presença — de quem parece que canta direto do próprio centro.

 

 A delicadeza como potência

O repertório de Encantado é um convite à escuta, mas também ao delírio suave. Silva não precisa gritar para ser intenso. Ele sussurra — e o público inteiro inclina o corpo para ouvir melhor. E foi assim, música após música, que ele costurou uma noite em que sensibilidade virou política e emoção virou arte.

Em “Pra vida inteira”, eu senti casais se abraçando mais forte. Em “Feliz e ponto”, ouvi suspiros vindo de gente que talvez não sabia que precisava escutar aquilo. E quando veio “A Cor é Rosa”, o teatro inteiro parecia ter sido atravessado por uma onda de afeto coletivo. Uma comoção íntima. Ninguém se tocava, mas todo mundo se sentia junto.

 

 Um show que é também território

O palco era simples, quase minimalista, e talvez por isso mesmo tão bonito. Não era sobre efeitos. Era sobre presença. E Silva tem essa rara habilidade de fazer da canção um lugar de encontro — entre gerações, entre amores possíveis, entre silêncios que a gente carrega sem nomear.

O show também teve algo de confissão pública, de carta cantada, de comunhão entre corpos diversos que estavam ali não só para ouvir, mas para sentir-se legítimos. Homens de mãos dadas, mulheres chorando sozinhas, adolescentes cantando como quem reza. E isso me tocou profundamente. Porque um show como esse não acontece só no palco. Acontece no corpo de quem se permite estar inteiro.

 

 Encantado. Literalmente.

Saí do show mais calado do que entrei.
Mas era um silêncio bonito. Um silêncio de quem foi tocado por algo delicado demais para ser quebrado com pressa.

Silva, com sua voz e sua estética tão própria, lembrou a mim — e talvez a muitos ali — que a beleza ainda existe. Que há espaço para a gentileza. Que o amor, mesmo ferido, ainda canta. Que ser encantado não é perder-se, mas finalmente lembrar-se de onde a gente sente.

E hoje eu senti.
Muito.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O elétron é a Matrix da realidade? Uma pergunta entre a física, o mito e o desejo de sentido

Saudade que Amanhece

A viagem proibida: quando o corpo feminino se torna território vigiado