Imaginando o Imaginável: o que aprendi (e questionei) com Felipe Fernández-Armesto Resenha crítica do livro Uma história da imaginação
Terminei
a leitura de Uma história da imaginação, de Felipe Fernández-Armesto,
com a sensação de ter percorrido não apenas uma narrativa histórica — mas um
labirinto. Não daqueles sufocantes, mas dos que nos fazem perder de vista o
caminho usual, só para que, ao reencontrá-lo, o vejamos de um jeito diferente.
O que o autor propõe é tão ousado quanto delicado: cartografar a imaginação
humana através do tempo, das culturas, das rupturas e das criações. E ele o
faz com erudição e leveza, às vezes com humor, às vezes com fúria contida.
Ler esse
livro foi, para mim, como abrir uma janela para a própria estrutura mental do
mundo — ou, ao menos, para como o mundo se permitiu sonhar ao longo dos
séculos.
O que é a
imaginação, afinal?
Desde o
início, Armesto se recusa a tratar a imaginação como uma abstração sentimental
ou uma inspiração esotérica. Para ele, imaginar é um ato radical de
construção de realidade. É pela imaginação que erguemos mitos, religiões,
ciências, impérios e futuros. Ela é tanto o motor da ficção quanto o alicerce
do dogma. Tanto a base das utopias quanto das perversões totalitárias.
Isso me
abalou.
Porque, ao longo da leitura, fui obrigado a repensar minhas próprias ideias de
“criação” e “originalidade”. O autor mostra que a imaginação não surge do
nada: ela emerge do caldo social, político, tecnológico e afetivo de cada
época. E, assim, ela nunca é neutra. Ela é disputa. Terreno de batalhas
simbólicas.
História da
imaginação ou imaginação da história?
O livro é
ambicioso — e, por vezes, excessivo. Em sua tentativa de cobrir toda a história
humana, Armesto navega da arte paleolítica às inteligências artificiais, das
cosmologias indígenas às revoluções digitais. Em alguns momentos, confesso que
me senti perdido em um mar de referências, como se o autor quisesse provar que
leu o mundo inteiro antes de escrever qualquer coisa.
Mas há
algo cativante nesse excesso: o desejo sincero de conectar as margens.
De mostrar que não é só o Ocidente que imaginou — os povos da África, das
Américas, da Ásia e da Oceania também sonharam, criaram, elaboraram visões
profundas e complexas do mundo. E essas visões não são periféricas — são
centrais.
Um livro que
provoca mais do que explica
Se você
busca um livro com tese clara e cronologia didática, talvez este te irrite.
Armesto não oferece uma linha reta, mas sim uma espiral crítica. Ele nos
convida a acompanhar os fluxos da imaginação humana como quem escuta uma
música: com atenção, mas também com entrega.
E, embora
em alguns momentos eu tenha sentido falta de uma costura mais firme entre os
capítulos, entendi que essa fragmentação não é falha — é método. Porque
a imaginação nunca foi linear. Ela salta, recua, atravessa.
Para que
serve um livro assim hoje?
Vivemos
tempos em que a imaginação está sendo colonizada. Pelos algoritmos, pelas
propagandas, pelas fake news, pelos extremismos que prometem mundos
simplificados. Em tempos assim, Uma história da imaginação é mais que um
livro — é uma convocação. Um lembrete de que imaginar não é luxo — é
necessidade. E de que, se não protegermos a nossa capacidade de sonhar com
justiça, com pluralidade, com beleza, seremos condenados a viver os
pesadelos alheios.
Conclusão:
imaginar é resistir — e também reconstruir
Terminei
o livro como quem termina uma travessia: cansado, mas expandido.
Não encontrei respostas fáceis. Mas fui atravessado por uma certeza: não há
política, não há ética, não há arte, não há amor — sem imaginação.
E se há
algo que a história nos ensina, pelas mãos de Armesto, é que imaginar é o
que nos torna humanos — em nossa glória e em nosso horror. Por isso mesmo,
precisamos cuidar de como, por que e para quem imaginamos.
E, mais
do que nunca, precisamos imaginar melhor.
Comentários
Postar um comentário